Saber respirar e estar consciente da respiração é uma prática que beneficia o organismo.
Respirar corretamente promove uma desintoxicação natural, melhora o processo digestivo, aumenta a energia vital, promovendo um maior bem-estar, e ajudando a reduzir os níveis de stress e ansiedade.
Temos a capacidade de aprender a usar a nossa respiração em nosso benefício, para nos ajudar e preparar perante uma dificuldade.
Saber usar a respiração, exercitando o músculo diafragma, cria mais calma e descontração através da ação do sistema parassimpático. Este músculo muitas vezes cai em desuso pelo sedentarismo e falta de exercício específico, sendo o principal músculo respiratório. Quando a caixa torácica está expandida após uma inspiração, este músculo, contrai e desce.
Os bebés respiram naturalmente movimentando a barriga. Esta é uma prática respiratória tradicional que naturalmente acalma em períodos de maior stress ou agitação. Em adultos, saber usar esta respiração diminui os níveis de agitação e ansiedade.
A respiração feita pelo nariz ou nasal, para além de outros benefícios, aumenta os níveis de concentração do oxigénio, aumenta a temperatura do ar inalado ideal para os pulmões, filtra o ar que entra, elimina impurezas, ajuda à secreção do muco, e favorece o olfato.
Uma respiração correta melhora a circulação sanguínea, melhora a imunidade, alivia a ansiedade, e melhora a postura.
Helena Prudêncio
Naturopata
Comments