Certamente já ouviu esta sigla associada a processos de recrutamento ou a processos de desenvolvimento, em empresas.
O DISC proporciona o acesso a um conhecimento estruturado acerca do comportamento individual e em equipa, sendo muito utilizado em contextos profissionais, com vista à otimização da performance, embora a sua aplicação se estenda à dimensão pessoal e social e, também, à orientação vocacional dos jovens.
O que é o DISC?
O DISC é uma ferramenta que contribui ativamente para o processo de desenvolvimento, assente em 4 fatores: Decisão; Influência; Serenidade e Cumprimento.
Esta linguagem foi descoberta na 1.ª metade do século XX por William Moulton Marston – psicólogo e inventor do polígrafo (detetor de reações não conscientes) – e ancora em conceitos ancestrais e nas quatro funções identificadas por Carl Jung: Sensação; Intuição; Pensamento e Sentimento.
Como funciona o DISC?
Atua com base na comunicação consciente da pessoa consigo mesma e com os outros, alargando essa perceção à área cega – que não controlamos – que é comunicada inconscientemente e para aquilo que condiciona o nosso comportamento (stress, máscaras…). Com a ativação deste conhecimento sobre si, abre-se todo um potencial para relações bem sucedidas mesmo com aquelas pessoas tão diferentes, pela compreensão dos processos mentais de cada um e, assim, pela eficácia na comunicação com cada perfil.
A quem se destina?
Jovens – Vertente vocacional, profissional e motivacional: Grupos profissionais, áreas de talento, etc.
Adultos – Vertente pessoal e profissional: Competências, liderança, bem-estar, trabalho e teletrabalho, gestão de equipas e de cliente, etc.
Como fazer o diagnóstico comportamental?
O DISC é aplicado a partir de um assessment, proporcionado por um profissional certificado. Após resposta a esse questionário terá acesso ao relatório representativo do estado atual, que será explicitado pelo profissional, dando retorno sobre mecanismos de otimização do comportamento pessoal e para com os outros. Desejando, poderá ser o ponto de partida para processos de desenvolvimento pessoal e profissional, através do Coaching e de Mentoria.
O que fica a conhecer?
O seu comportamento, com base no resultado em cada um dos quatro fatores:
D: Decisão – Como responde a desafios
I: Influência – Como interage e influencia os outros
S: Serenidade – Como responde ao ritmo das coisas e às mudanças
C: Cumprimento – Como responde às regras estabelecidas
Fica a conhecer qual é o seu perfil natural e o adaptado, por via das circunstâncias atuais.
Fica a conhecer se essa adaptação resulta de uma evolução do seu potencial ou se está em esforço.
Permite compreender muito acerca de si mesmo e dos outros.
O DISC é a chave para compreender o comportamento e para que tratemos os outros tal como eles querem ser tratados!
Se quiser saber mais sobre esta poderosa ferramenta e, eventualmente, iniciar um processo de desenvolvimento pessoal, contacte-me. Espero por si na Clínica Magna.
Fátima Mendes
Coach, Mentora e Fundadora do projeto Mind Up
Commenti