Medicina Tradicional Chinesa
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem cerca de três mil anos de história e consiste num conjunto de práticas desenvolvidas na China que integram o sistema de saúde até aos dias de hoje.
Fundamenta-se numa estrutura teórica sistemática e de natureza filosófica. Segundo a MTC, a doença é um comprometimento da circulação de Qi e Sangue nos meridianos. Através da combinação de várias técnicas terapêuticas, visa restabelecer a circulação nos mesmos e desta forma a saúde e o bem-estar.
Baseia-se, sobretudo, no reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo e a interação com o meio ambiente, segundo os ciclos da natureza. Aplica esta abordagem tanto no tratamento e prevenção de doenças como na manutenção da saúde e longevidade.
Utiliza métodos terapêuticos como Acupuntura, Ventosaterapia, Fitoterapia, Tui Na, Dietética e Moxabustão.
É uma medicina muito focada na prevenção de doenças e na melhoria da saúde.
Tem diversas aplicações e benefícios, como sejam o tratamento de dor e processos inflamatórios, lesões desportivas, sintomas emocionais como no controlo de ansiedade e insónia, alívio de sintomas relacionados com a menstruação, entre muitos outros.