Homeopatia
A palavra homeopatia deriva do grego homeos (semelhante) e pathos (patologia, doença).
A homeopatia é um método terapêutico desenvolvido pelo médico, químico e investigador alemão Samuel Hahnemann (1755-1843).
Cada vez mais integrada na medicina moderna, a homeopatia é uma medicina holística: não pretende apenas tratar a patologia, mas procura a causa, tratando a pessoa como um todo e não apenas o sintoma físico. É um método não-invasivo de tratamento, adequado para todos os grupos etários e todas as situações clínicas.
Como funciona
A homeopatia atual utiliza medicamentos de origem animal, vegetal e mineral. Através da diluição desejada, consegue-se uma potenciação do medicamento adequada à situação/pessoa.
Esta medicina é a única cujos medicamentos não têm qualquer efeito colateral ou secundário (ao contrário dos medicamentos convencionais). A homeopatia utiliza medicamentos administrados geralmente sob a forma de grânulos, glóbulos e gotas. Pode
ser utilizada em conjunto com a medicina convencional, não havendo qualquer contraindicação.
Em suma, a homeopatia vê os sintomas como a expressão do desequilíbrio no organismo, o que se pode manifestar como determinadas doenças. Assim, a terapêutica procura estimular as defesas do organismo e restaurar esse equilíbrio.
Principais aplicações
A homeopatia trata todas as situações patológicas (excetuam-se algumas situações que requerem tratamento cirúrgico e de emergência), desde patologias psiquiátricas (ex.: fobias), distúrbios psicológicos, alterações do padrão de sono, infeções, neoplasias (cancro), alergias agudas e crónicas, psoríase, feridas agudas e crónicas, doenças crónicas (diabetes, hipertensão, asma, Doença de Crohn, hipercolesterolémia, Alzheimer, Parkinson, etc.), depressões, anorexia, bulimia, doenças autoimunes, obesidade, perda de memória, dificuldade de concentração, medo dos exames, enxaquecas e lombalgias.
Termografia
A termografia é um exame de diagnóstico através de infravermelhos. Em situações pontuais, o homeopata pode tirar 2 ou 3 imagens em contexto de consulta para aferir diagnóstico.
O estudo termográfico completo (corpo integral) é composto por cerca de 25 imagens de todo o corpo onde é analisado todo o corpo e elaborado um relatório com as imagens, a interpretação, as situações patológicas identificadas e a sugestão de resolução das mesmas.
Este estudo é independente da consulta de homeopatia. Tem um valor específico e a duração de cerca de 20 minutos para colher os dados e tirar as imagens com o paciente (requer alguns cuidados na preparação).
Não tem qualquer contra indicação ou efeito secundário, não havendo radiação na captura de termogramas nem contacto físico com o utente.